Nosso Brasil, como nunca viu - Centro Oeste
- Fernanda Henriques
- 14 de mar. de 2021
- 8 min de leitura
Começamos nossa série com a região Centro-Oeste, que ocupa quase 20% do território nacional.
Sua localização é tão boa, que faz fronteira com dois países sul americanos, Bolívia e Paraguai, além de ter ligação com todas as outras regiões brasileiras
No centro Oeste, você encontra desde a Capital do Brasil, até a maior planície úmida do mundo, que é o Pantanal Mato-grossense.
Turismo
Apesar de ainda desconhecida por muitos, a região Centro-Oeste tem expandido muito seu turismo, com diversas atrações turísticas que você não vai querer perder!
Brasília:
Você com certeza conhece Brasília por ser a capital federal, não é mesmo? Mas saiba que ela é muito mais do que isso! Brasília te oferece sua arquitetura e a urbanização de uma cidade belíssima e cheia de atrativos turísticos.
Então anota aí os lugares que você não pode deixar de colocar no seu roteiro
Estádio Mané Garrincha
Ponte JK
Pontão do Lago Azul e a Catedral Metropolitana, projetada por Oscar Niemeyer
Palácio da Alvorada
Eixo Monumental da Esplanada dos Ministério
Praça dos Três Poderes, com o Palácio do Planalto, o Tribunal Federal e o Congresso Nacional
Museu Histórico de Brasília
Palácio Itamaraty.
No distrito Federal, temos:
Taguatinga

Se você quer fugir do Plano Piloto, Taguatinga é uma boa opção. Ela é uma das principais cidades-satélites de Brasília. No Centro Cultural do Sesi, há uma intensa programação aberta às pessoas que visitam o município. O principal ponto turístico da cidade é um Relógio da Praça Central, que destoa pelo seu formato. Ele é tombado como patrimônio cultural e artístico do DF.
Águas Claras

Se você quer visitar sossego, e aproveitar para conhecer um parque ecológico nos entornos de Brasília, visite Águas Claras.
Goiás
Cidade de Goiás

Cidade de Goiás foi reconhecida por suas construções em arquitetura barroca, como Patrimônio Histórico e Cultural Mundial, em 2001, pela Unesco.
Sítios arqueológicos de Goiás

De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), existe mais de 1,4 mil sítios arqueológicos no estado de Goiás. Os mais conhecidos são os de Serranópolis e o da Pedra do Bisnau.
Caldas Novas

Conhecida mundialmente por suas fontes de águas termais, tem diversos locais que você não vai se arrepender. Anota aí pra colocar no seu roteiro:
Water Park: Parque aquático
Casarão dos Gonzaga
Lago Corumbá: passeios de lancha, jet-ski e cachoeiras;
Parque Estadual Serra de Caldas (Pescan): Trilhas, cachoeiras, mirantes e as piscinas termais em temperatura média de 32º C.
As margens do Araguaia

É uma das maiores bacias hidrográficas do Brasil.
Já sabe qual período você quer viajar? Se for entre junho e agosto, você pode fazer camping sobre as ilhas de areia
Se for entre Setembro e Maio, as cidades que são banhadas pelo rio oferecem diversas atividades, como caiaquismo, passeios de barco, turismo de pesca, observação de animais selvagens passeio de jangada, visita a cachoeiras, e muito mais!
Goiânia

Passar férias em Goiânia é ter um pouco mais de contato com o Cerrado brasileiro. A música sertaneja é um traço forte da cultura goiana, tendo vários festivais pra agitar a cidade
Anápolis

Anápolis é sede de uma das mais importantes bases da Força Aérea Brasileira (FAB). Esporadicamente, a base recebe visitantes com exposições dos caças. Ainda em de Anápolis, temos o Parque Ambiental Ipiranga e é uma boa pedida ao ar livre, assim como o Parque da Cidade e a Praça Bom Jesus.
Alto Paraiso de Goiás

A Chapada dos Veadeiros foi considerada um dos patrimônios mundiais pela UNESCO. Alto Paraiso de Goiás, é considerada a mais estruturada entre as cidades do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Além da Cachoeira Santa Bárbara e do Vale da Lua, tem também a Cataratas dos Couros, junção de quatro quedas d’água de enorme volume.
Cachoeira Loquinhas – Foto: Larissa Chilanti/Shutterstock.com
Formosa
Uma de suas belezas é o Poço Azul que, você pode imaginar como é. Ele conta com uma água azul turquesa diferente de tudo que pode ser visto por aqui. Outra beleza é o o Salto do Itiquira, no Parque Municipal do Itiquira, é uma das maiores quedas d’água do Centro-Oeste brasileiro.
Mato Grosso
Cuiabá

A cidade fica no ponto central do continente, e é celebrado por um monumento chamado Centro Geodésico da América do Sul. Seu Centro Histórico é reconhecido como patrimônio nacional pelo IPHAN.
Chapadas dos Guimarães (MT)
Pensa no paraíso! Eu tenho certeza de que você imaginou exatamente a chapada dos Guimarães. É um dos principais atrativos do turismo na região Centro-

Oeste em termos de beleza natural. Entre as principais atividades do parque estão:
Várias cachoeiras;
Piscinas naturais;
Grutas
Trilhas
Sítios arqueológicos;
Nobres

Nobres é considerada a cidade semelhante a Bonito, mas no estado vizinho. Sabe os passeios de flutuação em águas cristalinas, visitas a cachoeiras? Tudo isso tem lá. O que você tá esperando pra pegar seu snorkel e assistir os peixinhos, nessa calmaria toda que Nobres oferece? Se quiser cachoeira, tem também a Cachoeira da Serra pra quem gosta de trilhas, com uma queda d’água de 46 metros de altura e com uma cor maravilhosa.
Cáceres

Cáceres é o ponto de partida perfeito para quem deseja explorar o Pantanal brasileiro. Você pode navegar pelo Pantanal, com sua fauna e flora inconfundíveis.
Cáceres vista de cima – Foto: Prefeitura de Cáceres
Mato Grosso do Sul
Campo Grande

Campo Grande é a única cidade brasileira com uma aldeia urbana, a Aldeia Indígena Urbana Marçal de Souza, onde também fica o Memorial da Cultura Indígena. Viajar a Campo Grande é, sem dúvida, uma ótima oportunidade para se ter contato com a cultura nativa brasileira.Parque das Nações Indígenas em Campo Grande – Foto: Vinicius Bacarin/Shutterstock
Bioma do Pantanal
A diversidade da Natureza na Amazônia. Marcado por duas estações — a seca e a inundação, o bioma ocupa boa parte do território do Mato Grosso do Sul e uma parcela significativa do Mato Grosso.

As atividades turísticas incluem:
Passeios a cavalo;
Safáris para observação da vida selvagem;
Trilhas;
Canoagem;
Pescarias;
Mergulho.
Bonito
Se você pensou em Centro-Oeste do Brasil, pensou em Bonito, com toda a certeza. Agora pega o seu caderninho, e anota as atrações que precisa conhecer:
Buraco das Araras: um local para a observação das revoadas de araras;
Rio da Prata: Mergulho e flutuação;
Lagoa Misteriosa: Tem visibilidade de cerca de 40m. Essa é para os aventureiros
Cachoeira Boca da Onça: a maior queda d’água do Mato Grosso do Sul.
Rio Sucuri: outro ponto de mergulho obrigatório
Gruta do Lago Azul: Quando se fala de Bonito, é da Gruta do Lago Azul que todos se lembram. Ela é o cartão postal de Bonito.
Águas claras para mergulho em Bonito – Foto: ThiagoSantos/Shutterstock.com
Culinária do Centro Oeste
A Culinária do Centro-Oeste usa produtos característicos da região, como mandioca, pamonha, pequi, além de sempre contar com carnes e peixes.
Goiás
Arroz com pequi

Vai visitar a região, mais especificamente
Goiás? Então você precisa comer o arroz com pequi.
O pequi é um fruto do cerrado que aparece em muitas das comidas locais, não só no arroz. O gostinho especial desse prato, é que tudo o arroz é cozido junto ao pequi. Deu pra imaginar daqui o gostinho que dá, não é? Aí é só acrescentar seu tempero, e tá pronto! Tem como ficar melhor?
Pamonha em Goiânia

A pamonha é mais do que uma comida, e sim uma tradição em Goiás. As famílias se juntam para prepará-la.
Provavelmente você já comeu pamonha em outros lugares, mas só em Goiás você encontra esse prato tão típico, com uma variedade impressionante, com todos os tipos: doces, salgadas, recheadas, sem recheio.
Empadão Goiano

Agora para tudo e imagina! Massa crocante, recheio de frango. Já é demais né? Agora imagina tudo isso junto com carne de porco cozida e desfiada, linguiça caseira, guariroba e pequi. É um prato que não dá pra passar por Goiás e não experimentar
Galinhada

A galinhada é um prato típico de Goiás, que tem por inspiração a parte mineira do estado. A diferença entre o Goiano e o Mineiro, é que só o Goiano leva Pequi. Imagina frango, arroz bem cozido, folhas de guariroba, açafrão, milho e muita cebolinha verde.
Brasília
Carnes Exóticas em Brasília

Sabe aquelas carnes que você só viu na televisão? Então, tem em Brasília!
Brasília, além de ter diversos pratos típicos, vindos da influência da região inteira, e ainda de outras regiões, ainda tem por si a tradição de ter em seus restaurantes algumas carnes exóticas, como por exemplo carne de Capivara, Javali, Paca ou Avestruz. Você teria coragem de experimentar?
Mato Grosso

Mojica de Pintado
É um dos pratos mais tradicionais de Cuiabá, trazendo ainda raízes indígenas. Como havia uma quantidade enorme de peixe nos rios, esse se tornou o principal alimento. Pode ser acompanhado ainda de um arroz bem cozido e sem tempero.
Não sei vocês, mas eu já tô aqui imaginando o gostinho!
Furrundu

Nem só de pratos salgados se vive, não é mesmo? Chegou a hora do Furrundu, um docinho típico que leva mamão ralado, gengibre, cravo, rapadura e canela. Conseguiu imaginar daí como deve ser o sabor?
Mato Grosso do Sul

Caldo de piranha
Aqui a tão temida piranha vira um prato delicioso, típico do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Além de descobrir o sabor que tem esse peixe tão exótico, você ainda pode desfrutar dos benefícios dessa comida. Moradores regionais afirmam que esse caldo tem poder energético, e ajuda a curar a ressaca.
Fica aí a dica pra quem exagerar um pouco no dia anterior
Pintado à urucum

Reparou na cor vermelha bem forte do prato? É o Urucum! O prato usa filé de pintado empanado, frito e servido com o molho à base de urucum, leite de côco e tomates, com queijo para gratinar.
Eu não sei vocês, mas pra mim foi difícil chegar até aqui sem dar vontade de comer todos os pratos.
E ai, me conta, que tipo de turista você é? Daqueles que come todas as comidas típicas, ou o que prefere não arriscar?
Cultura
A cultura do Centro-oeste brasileiro é bem diversificada. Ela recebeu contribuições de indígenas, mineiros, gaúchos, bolivianos, paraguaios, e de cada cantinho desse nosso Brasil!
Centro-oeste é uma área ainda pouco explorada, mas que surpreende e encanta quem se aventura a turistas por lá.
Belezas naturais e uma cultura de dar gosto de ver, é o que te esperam ao visitar esses lugares. Sabe aqueles lugares que você visita, e percebe que o povo tem maior orgulho de ser brasileiro, e da sua cultura? Então! É a definição perfeita pra esses estados.
Você gosta de ecoturismo e turismo cultural? Então me diz, o que você tá esperando pra começar a imaginar a sua viagem?
Brasília é uma mistura do Brasil, com diversidade de culinária, sotaques, costumes, músicas e culturas
Goiás tem diversas manifestações culturais, mas as que mais chamam a atenção são
Já ouviu falar de Cavalhadas? É um teatro ao ar livre que acontece na cidade de Pirenópolis, representando uma luta entre cavaleiros medievais e cristãos.
Na cidade de Goiás, acontece durante a Páscoa a tão famosa procissão, que chega a juntar mais de 10 mil pessoas, representando os momentos finais da vida de Cristo.
Mato Grosso é conhecido por suas danças típicas. Entre elas, tem o Cururu, que é uma dança realiza com violeiros como uma espécie de desafio com versos e prosas
O Siriri, que traz aspectos religiosos conduzido por instrumentos como viola de cocho, ganzá e mocho, fazendo brincadeiras que remetem ao povo indígena .
Rasqueado Cuiabano – Estilo de música muito típico.
Além da Cavalhada e do Fogaréu, são ainda comemoradas as festas a seguir.
· Folia de Reis
· Festa do Divino
· Festa de São Benedito
· Romarias do Divino Pai Eterno
· Congada de Catalão
Mato Grosso do Sul a música e a culinária são os principais componentes da genética cultural do Mato Grosso do Sul. A identidade cultural do Estado, moldada pela mestiçagem dos costumes e tradições, mesmo estando associada a legados migratórios e imigratórios, mantém um forte tempero regional e danças.
Curiosidades:
· É a segunda maior região em território, e a segunda menos populosa.
· É a única região do Brasil que não é banhada pelo mar
· É constituída do Distrito Federal e de três Estados (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul)
· Sua extensão é maior que alguns países: Hungria, Bélgica, Áustria, Alemanha
· É bastante rica em diversidades naturais.
· Abriga grande parte do Cerrado, do Pantanal e da floresta Amazônica
· Atualmente, uma das regiões que mais cresce no Brasil.
· É o principal celeiro do agronegócio brasileira.
· Possui as mais lindas cachoeiras do Brasil.
Viu como a região Centro-Oeste é mais maravilhosa do que você pensava?
Agora uma dica! Já começa a imaginar sua próxima viagem pra algum desses estados maravilhosos, que você não vai se arrepender.
Créditos pelas fotos:
Comentários